MEI para Padaria: como funciona?

MEI para Padaria: como funciona?

Compartilhe nas redes!

Você já ouviu falar em MEI para padaria? Será que essa é uma possibilidade para pequenos empreendedores que desejam embarcar na jornada de padeiro? Bem, no conteúdo de hoje separamos algumas informações importantes. 

Muitas são as dúvidas relacionadas a incluir a padaria na opção de MEI no Simples Nacional. A boa notícia é que essa é uma possibilidade para quem possui um faturamento que não excede os R$81 mil ao ano. Ou então, para quem aspira não ultrapassar esse valor. 

Quer saber mais sobre o MEI para a padaria? Então, continue a leitura breve e fique por dentro dos principais requisitos!

MEI para padaria: relembre o conceito

Como já destacamos algumas vezes aqui no blog, o MEI nada mais é do que a sigla que representa o Microempreendedor Individual, um tipo simplificado de empresa no Brasil destinada especificamente para a formalização de pequenos negócios. 

Atualmente, existem alguns detalhes desse tipo de empresa que podem ser destacados primeiramente pelo faturamento anual limitado em até R$81 mil. Mas, além da limitação, existem também os benefícios que são:

  • Auxílio-doença;
  • Aposentadoria por idade;
  • Aposentadoria por invalidez;
  • Salário-maternidade e outros.

O MEI para padaria garante também a isenção de alguns impostos como a Contribuição Social Sobre o Lucro Líquido (CSLL), Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ) assim como o Cofins, PIS/Pasep e outros diversos. 

Limitações do MEI para padaria

A lei determina algumas limitações para o MEI de padaria, algumas das principais limitações são:

  • O MEI não pode optar pela fabricação de massas alimentícias;
  • Não pode fabricar produtos de panificação industrial;
  • Não é permitida as padarias e confeitarias com predominância de revenda;
  • Fabricação de bolachas não é permitida, tão pouco de biscoitos;
  • As lanchonetes, casas de sucos, casas de chá e similares. 

Como optar por exercer essas atividades com uma padaria MEI?

Infelizmente não é possível optar por um MEIO para padaria e exercer essas atividades destacadas como as limitações do CNAE da padaria. Isso porque as atividades destacadas são destinadas como opções para outros CNAEs. 

Padaria precisa de contador?

A contabilidade é indispensável para qualquer tipo de empresa, inclusive no caso do MEI para padaria. Portanto, é de suma importância que o microempreendedor opte por uma assessoria contábil já na fase de abertura da empresa. 

Além da escolha do regime e tipo de empresa, o contador pode atuar na tomada de decisões importantes da fase de abertura que refletem ao decorrer dos anos de funcionamento da padaria. 

Precisa de um MEI para padaria? Conte com a Líder SC!

Agora que você já sabe que o MEI para padaria existe e principalmente quais as vantagens desse tipo de empresa, conte com um especialista e abra o seu negócio o quanto antes. Afinal, um empreendimento de sucesso começa no primeiro passo. 

Precisa de ajuda? A Líder SC conta com um time de profissionais altamente capacitados e dispostos a ajudar não somente na abertura como no crescimento do seu CNPJ. Por isso, não perca tempo, entre em contato e saiba como podemos te ajudar!

Para mais assuntos como esse, acompanhe o nosso blog!

Classifique nosso post

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Veja também

Posts Relacionados

Recomendado só para você
Você já ouviu falar na lei dos estagiários? Essa foi…
Quer trocar de contador?