Skip to content

Vantagens do Lucro Real para empresas

Vantagens do Lucro Real para empresas!

Compartilhe nas redes!

O Lucro Real é um regime tributário que oferece uma série de vantagens aos empreendedores que optam por esse enquadramento. Com eles, empresários podem usufruir de algumas vantagens e benefícios exclusivos.

No entanto, muitas vezes por falta de uma assessoria contábil, muitos acabam não considerando o enquadramento no Lucro Real. Por isso, no conteúdo de hoje, separamos as principais vantagens que ele oferece para empresa. 

Acompanhe a breve leitura e saiba como funciona! 

O que é o Lucro Real?

Assim como destacamos anteriormente, essa é uma opção de regime tributário. Vale destacar que nele o IRPJ e CSLL são calculados com base no chamado lucro real da empresa. 

Costumamos indicar esse modelo de regime para empresas de grande porte. Dentre alguns modelos de empresas, podemos exemplificar multinacionais, bancos, instituições bancárias e era mesmo bancos. 

Um detalhe importante é que o faturamento para as empresas que desejam se enquadrar no livro real é que elas devem ter um faturamento acima de 78 milhões por ano. 

Vale ressaltar que ao optar por esse regime a empresa deve contratar uma contabilidade. Afinal, é necessária uma extrema organização para a apuração precisa do lucro estimado. 

Principais vantagens do Lucro Real para empresas

Esse modelo de regime tem uma tributação complexa e por isso muitas vezes é necessário uma contabilidade para que você possa aproveitar todas as vantagens oferecidas. 

Dentre elas podemos citar 

1- Compensação de prejuízos fiscais 

Esse é o único regime em que é possível realizar a compensação de prejuízos fiscais. Além disso, as empresas podem optar por fazer a compensação dos anos anteriores ou ou atual. 

2- Suspensão do IRPJ e CSLL

Assim como as demais empresas que realizam balancetes mensais, empresas do Lucro Real podem solicitar a suspensão de ambos. 

3- Direito a crédito do PIS e COFINS

Há uma grande infinidade de opções para solicitar crédito. Para as empresas do Lucro Real há a mais vantajosa se todas, os créditos do PIS e COFINS. 

4- Benefícios fiscais 

Aquelas enquadradas como empresas do Lucro Real muitas vezes podem ter direito a muitos benefícios fiscais. Dentre os principais podemos citar: patrocínios, doações a instituições, incentivos à cultura. 

5- Possibilidades no Planejamento Tributário

Quando o Planejamento Tributário é feito a partir do regime de apuração do Lucro Real é gasto. Portanto, o gestor pode remanejar as suas estratégias sempre que necessário. 

 

Conclusão

Ao decorrer do conteúdo explicamos as vantagens do Lucro Real para as empresas que podem se enquadrar nessa opção de regime tributário. Vale ressaltar que existem critérios para que isso seja possível e assim a sua empresa possa usufruir de todas as vantagens destacadas. 

Precisa de uma contabilidade consultiva para a sua empresa? Conte com a Líder SC e saiba como vamos te ajudar na saúde financeira do seu negócio. Acesse também nosso artigo de Tudo sobre o Imposto de Renda!

Fale agora mesmo com um dos nossos especialistas! 

Classifique nosso post

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Veja também

Posts Relacionados

Recomendado só para você
Se você é dentista e está procurando uma contabilidade para…
Quer trocar de contador?