Skip to content

Entenda tudo sobre o Imposto de Renda e para que ele serve!

Entenda tudo sobre o Imposto de Renda

Compartilhe nas redes!

A maioria dos brasileiros tem uma obrigação anual que é a declaração do Imposto de Renda. Por meio dessa declaração é possível quitar as suas obrigações e ficar em dia com a Receita Federal. Por outro lado, para conseguir cumprir suas obrigações é necessário entender quais as regras para declarar o imposto de renda em 2023.

Por isso, no artigo de hoje a Líder Serviços Contábeis preparou um conteúdo especial e breve onde explicaremos tudo sobre o Imposto de renda e para que ele serve!

Afinal, o que é o Imposto de Renda?

Para melhor situar você leitor, o Imposto de Renda é um tributo do Governo Federal que tem uma cobrança anual em relação aos ganhos de empresas e pessoas. Esse valor pago é determinado através de um cálculo que envolve os rendimentos declarados na contabilidade.

Como citamos, essa é uma tributação que atinge não somente as empresas como também as pessoas físicas. Por isso, se divide em duas categorias, são elas o Imposto de Renda para Pessoa Jurídica (IRPJ) e o Imposto de Renda para Pessoa Física (IRPF). 

Principais diferenças entre IRPJ e IRPF

O IRPF é voltado para pessoas físicas e nele temos o escalonamento de alíquotas. Com o auxílio de uma contabilidade é possível a dedução de realizar a declaração pelo modelo completo ou simplificado.

Para o Imposto de Renda de pessoas jurídicas a alíquota tem a sua definição a partir da obtenção do lucro declarado e também há a questão de adicionais em alguns casos. A principal diferença está no cálculo que também depende da escolha do regime tributário da empresa. 

Vale destacar que o dono de uma empresa deve realizar a declaração não somente do IRPJ como também do IRPF. Por isso, muitas das vezes somente um serviço de contabilidade é capaz de organizar todos os detalhes para evitar casos de sonegação de impostos. 

Existem benefícios para quem declara Imposto de renda?

Uma das primeiras vantagens é que essa é uma comprovação de renda para quem tem o seu próprio negócio. Além disso é um documento válido para aquisição de crédito, empréstimos e muito mais!

A emissão de visto para o exterior com mais facilidade pois a folha comprova as suas condições de se manter fora do país. Ainda sim, é um comprovante de patrimônio de bens e contribuição, pois nele é justificado e declarado cada bem.

Por fim, vale destacar que a não declaração do imposto de renda também traz consequências graves como processo, multas, bloqueio do seu CPF ou CNPJ e danos ao seu perfil de crédito.

A Líder SC é especialista em IR para PF e PJ

Ao decorrer do conteúdo apresentamos as principais informações sobre o imposto de renda de forma resumida.Além disso, apresentamos também qual a importância e benefício que os declarantes possuem ao cumprir as suas obrigações perante a Receita Federal. 

Para saber mais sobre o assunto, fale com um dos nossos especialistas da Líder SC. Somos referência em Imposto de Renda em Florianópolis – SC.

Classifique nosso post

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Veja também

Posts Relacionados

Recomendado só para você
Todo empreendedor sonha e almeja alcançar os melhores resultados para…
Quer trocar de contador?