Skip to content

Conheça os 6 principais impostos que uma microempresa precisa pagar

principais impostos que uma microempresa precisa pagar

Compartilhe nas redes!

Iniciar um negócio sem uma contabilidade não é uma tarefa nada fácil e um dos principais passos é entender quais os custos das suas atividades. Por isso no artigo de Hoje a Líder SC apresenta os 6 principais impostos que uma microempresa precisa pagar.

Afinal, a parte fiscal e contábil de sua empresa deve estar em dia para que suas atividades possam prosseguir. Quer saber mais sobre o assunto? Acompanhe o nosso breve conteúdo!

O que é uma microempresa?

Se você está começando a sua carreira como empreendedor, saiba que a microempresa ou ME é um tipo de porte de empresa. No entanto, vale destacar que ela é comparada micro em relação às empresas de grande porte. Essas empresas também podem ser chamadas de ME. 

Em relação à receita bruta temos uma limitação anual que não pode ser maior que 360 mil por ano. Por outro lado, pode ser inferior a esse valor, mas para entender melhor sobre o  regime ideal, fale com a contabilidade especializada da Líder SC. 

Principais impostos que uma microempresa precisa pagar

Como destacamos, a contabilidade de uma empresa é baseada no balanço patrimonial, resultado econômico, escrituração uniforme de livros, etc. Por isso, é importante que os empreendedores entendam de uma vez por todas quais são os principais impostos que uma microempresa precisa pagar.

Dentre eles elencamos 6, são: 

CSLL: Contribuição Social sobre Lucro Líquido

Para esse imposto temos uma variação de alíquota que vai de 9% a 20% dependendo da natureza da atividade exercida pela empresa. 

COFINS: contribuição para o Financiamento da Seguridade Social

Para esse imposto temos valores fixos sendo eles de 3% para aquelas que se enquadram em empresas de Lucro Presumido e de 7,6% para as empresas dos Lucro Real.

CPP: Contribuição Previdência Patronal

Para esse imposto o cálculo é feito sobre a folha de pagamento. Mas vale destacar que a sua alíquota varia para o Simples Nacional. Para os demais o valor é de 20%.

PIS: Programa de Integração Social 

Para o regime Simples Nacional temos uma alíquota variável. No entanto, para empresas de Lucro Presumido o valor é fixo sendo de 0,65% e para o Lucro Real é de 1,65%. Esse é um dos principais impostos que uma microempresa precisa pagar.

IRPJ: Imposto de Renda Pessoa Jurídica

O valor é de 15% no faturamento anual para empresas enquadradas no Simples Nacional. Alguns casos esse valor soma-se a mais 10% de imposto quando os lucros ultrapassam 20 mil/ mês no período de apuração. 

ISS: Imposto Sobre Serviços

Vale destacar que a alíquota aplicada é municipal e por isso pode variar em cada município que atende a empresa. No entanto, geralmente o valor está em média de 5% dos serviços prestados. 

Conclusão

Ao decorrer do conteúdo apresentamos os principais impostos que uma microempresa precisa pagar. Diante disso, fica claro a necessidade de uma contabilidade especializada como a Líder Serviços Contábeis e para cuidar de todas as suas responsabilidades como empresa. 

Quer saber mais sobre os nossos serviços? Fale com um dos nossos especialistas agora mesmo!

Classifique nosso post

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Veja também

Posts Relacionados

Recomendado só para você
Erros na contabilidade podem acontecer. No entanto, é importante entender…
Quer trocar de contador?