Skip to content

Erros na contabilidade: a culpa é do cliente ou do contador?

Erros na contabilidade

Compartilhe nas redes!

Erros na contabilidade podem acontecer. No entanto, é importante entender quando a culpa é do cliente ou do contador. Afinal, a assessoria contábil é de suma importância para a saúde financeira da empresa mas, deve estar alinhada com a administração do cliente. 

Por isso, a Líder Serviços Contábeis, separou neste artigo os principais erros que podem acontecer na contabilidade e principalmente a responsabilidade do contador e do cliente. Para saber mais, acompanhe o breve conteúdo a seguir.

Principais erros na contabilidade 

Os erros na contabilidade mais comum podem ser os mais diversos. Por isso, a seguir separamos os mais frequentes no dia da contabilidade e seus clientes:

  • Classificar incorretamente as receitas e despesas: é preciso ter atenção na administração dos registros das transações financeiras, pois erros podem causar problemas na compreensão da real situação da saúde financeira da empresa. 
  • Erros no pagamento de impostos: erros nas aplicações de leis fiscais ou em determinações de obrigações tributárias podem causar no pagamento incorreto de impostos e multas, causando gastos inesperados e desnecessários para a empresa.
  • Falhas nos registros da folha de pagamento: erros na folha de pagamento, como a classificação incorreta dos colaboradores e cálculos errados de deduções, podem levar a multas e litígios.  
  • Problemas ao separar as funções: a falta de determinação de funções no setor financeiro contribui para o aumento do risco de erros e fraudes. 
  • Misturar finanças pessoais com empresários: o erro de muitos empreendedores que não possuem o auxílio de contador é não saber administrar o dinheiro da empresa e o próprio.

Responsabilidades do cliente

Muitos clientes acreditam que por contratar um serviço de contabilidade, não terão mais responsabilidades com o setor financeiro da empresa, o que é um mito. Pois, é responsável por atualizar o contator e manter os registros financeiros da empresa organizados.

Além disso, também é preciso manter o contador atualizado sobre mudanças relevantes na situação fiscal ou empresarial. Também é necessário ter conhecimento das leis fiscais e das regulamentações aplicáveis. 

A cooperação do cliente precisa ser realizada para o contador oferecer o serviço de qualidade, além de evitar erros e manter os registros financeiros precisos e adequados. 

Responsabilidade do contador

Em relação às responsabilidades do contador, estão a garantia e precisão dos registros financeiros, análise detalhada das informações fornecidas pelo cliente e a aplicação adequada das práticas contábeis.  

É dever do contador estar atualizado sobre as leis fiscais e as regulamentações aplicáveis. Além de informar os clientes a respeito das decisões financeiras. 

Ele também precisa identificar e resolver eventuais erros nos registros financeiros. A responsabilidade e a competência são características que devem ser consideradas na hora de escolher a empresa de contabilidade responsável por sua empresa.

Como evitar erros na contabilidade

No decorrer do texto, abordamos os erros mais frequentes na contabilidade. Além disso, apresentamos o papel do cliente e o contador para garantir a precisão e prática adequada da contabilidade de uma empresa. 

Por isso, se você é empreendedor e deseja anular os erros na contabilidade do seu negócio, conte com a melhor contabilidade consultiva de Santa Catarina. A Líder Serviços Contábeis está pronta para melhor atender às suas necessidades. 

Minimize os erros e aumente a sua margem de lucro. Para isso, basta entrar em contato conosco agora mesmo! 

Classifique nosso post

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Veja também

Posts Relacionados

Recomendado só para você
Iniciou as suas pesquisas sobre o  DMED 2023 e ainda…
Quer trocar de contador?