Skip to content

O que é e como fazer um planejamento estratégico financeiro para empresas?

Planejamento estratégico

Compartilhe nas redes!

Realizar um planejamento estratégico é crucial para o sucesso de qualquer empresa. O processo envolve a análise do ambiente externo e interno da empresa, a identificação de oportunidades e ameaças, a definição dos recursos necessários e a implementação e monitoramento das ações.

Para trabalhar um documento como esse de forma eficiente, é importante seguir algumas etapas. Para um assunto tão importante, a Líder Serviços Contábeis separou um conteúdo especial sobre esse tema.

Por isso, a seguir entenda o que é o planejamento estratégico financeiro e para que ele serve!

O que é planejamento estratégico financeiro?

O planejamento estratégico financeiro está relacionado a administração correta dos ganhos e gastos da empresa e principalmente o controle das finanças. Esse planejamento deve ser implementado permanentemente, todos os meses do ano, para a saúde do caixa empresarial.

Seu principal objetivo é a organização das finanças de forma eficiente e sustentável. Ou seja, os responsáveis devem saber atender às suas demandas diárias, mas também alcançar suas metas de ganhos e aquisições a curto, longo ou médio tempo.

Um bom planejamento estratégico busca o equilíbrio entre as necessidades futuras e imediatas. Diante disso, adquirimos um maior controle do que podemos gastar agora e o que pode esperar um pouco mais.

Portanto, uma empresa que tem um bom planejamento estratégico, dificilmente passará por crises financeiras que afetem seu desempenho.

Como fazer um planejamento estratégico  

O planejamento estratégico muitas vezes é feito por profissionais na contabilidade como aqui na Líder SC, mas você como gestor pode iniciar o seu com alguns passos básicos. Afinal, nada mais é do que uma análise profunda para determinar os seus próximos objetivos.

Primeiramente, é necessário avaliar todas as receitas e despesas, cortar gastos desnecessários, criar metas, estipular gastos máximos mensais. Além disso, construir uma reserva para que possíveis imprevistos não afetem a saúde financeira dos seus negócios. 

1- Organize suas contas no planejamento estratégico

Entenda seus gastos mensais, despesas, receitas e faturamentos. Nessa etapa, se possível analise seus gastos desnecessários e investimentos que não trazem retorno. Você deve estudar a fundo como funciona o planejamento estratégico financeiro para iniciar o seu com êxito.

2- Mantenha o controle financeiro e monitore os investimentos

Para investir, é necessário planejar o risco e os retornos desse investimento. Além disso, os investimentos não devem extrapolar o orçamento. Todas as finanças usadas para isso devem sair de uma reserva específica do planejamento estratégico que é destinada para investimentos.

3- Conheça e aceite sua realidade financeira

O planejamento estratégico deve corresponder com a sua realidade, então, conhecer e aceitar a sua realidade financeira é muito importante. Diante disso, trace objetivos e metas que são possíveis conforme a sua atual situação como empresa.

Conclusão

Se a sua empresa deseja se destacar no mercado e estar pronta para qualquer situação, o planejamento estratégico financeiro é de suma importância. Para isso, conte com o time de especialistas da Líder Serviços Contábeis e tenha uma trajetória de negócios segura.

Não perca tempo e fale agora com um dos nossos profissionais em contabilidade!

Classifique nosso post

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Veja também

Posts Relacionados

Recomendado só para você
Se você deseja começar a sua carreira de empreendedor, no…
Quer trocar de contador?