Obrigações fiscais da clínica médica: quais são?

Obrigações fiscais da clínica médica: quais são?

Compartilhe nas redes!

As obrigações fiscais da clínica médica existem assim como para qualquer outro tipo de empresa. No entanto, são poucos os médicos que sabem quais são elas antes mesmo de abrir uma empresa. 

Pensando nisso, separamos um breve conteúdo que pode ajudar até mesmo você que já tem a sua clínica e deseja estar atento a toda a parte fiscal que a sua contabilidade cuida. Quer saber mais sobre esse assunto? Então, acompanhe a breve leitura a seguir!

Conheça as obrigações fiscais da clínica médica

Toda clínica médica tem por obrigação o recolhimento de impostos, sendo essa a sua principal. No entanto, existem diversas outras obrigações de tributos que podem incidir sobre o CNPJ do seu espaço como:

  • Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS)
  • Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN)
  • Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL)
  • Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (COFINS)
  • Programa de Integração Social (PIS)
  • Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ)

Além disso, a clínica médica precisa cumprir outras obrigações, como a emissão de notas fiscais, a entrega de declarações acessórias:

  • Declaração de Imposto de Renda Retido na Fonte – DIRF
  • Declaração de Serviços Médicos e de Saúde – DMED

Você sabe se as obrigações fiscais da clínica estão em dias?

Toda empresa assim como as clínicas devem estar atentas às suas obrigações fiscais em dia. 

Para isso, o controle contábil se faz indispensável. Uma terceirização contábil pode ajudar nesse processo por meio de softwares e um time de profissionais altamente capacitados. 

Além disso, é importante que o empresário confira periodicamente se todos os tributos que elencamos acima estão sendo pagos conforme o vencimento de cada um deles. 

O que acontece com as obrigações fiscais da clínica que não são compridas

As obrigações fiscais da clínica são de suma importância para toda e qualquer empresa. Por isso, o não cumprimento delas pode acarretar uma série de penalidades para o CNPJ. 

Um dos principais riscos da não observância das obrigações fiscais da clínica médica é a suspensão do CNPJ. Ele pode ser cancelado por inadimplência e caso aconteça, isso afetará todos os seus serviços e a imagem da clínica no mercado.

Para evitar esses e outros problemas é importante alinhar a sua contabilidade com todas as obrigações destacadas. Ou, caso ainda não tenha um contador em sua empresa, a melhor opção é terceirizar, além do custo benefício a sua empresa ficará isenta de obrigações trabalhistas. 

Faça como outras empresas já fizeram, invista em uma terceirização contábil e cuide e coloque nas mãos de especialistas as obrigações contábeis da clínica médica.

Sua clínica ainda não possui uma contabilidade médica?

A Líder Serviços Contábeis está no mercado há mais de 10 anos. Nosso time é composto por profissionais contábeis altamente capacitados em contabilidade médica, oferecendo o que há de melhor e mais atual no nicho para a sua clínica. 

Contamos com softwares de ponta, assessoria 24h por dia e envio de relatórios de desempenhos mensais. Entre em contato com um dos nossos atendentes e descubra como os nossos serviços podem impulsionar a sua clínica. 

Classifique nosso post

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Veja também

Posts Relacionados

Recomendado só para você
A contabilidade para clínica médica é uma excelente ferramenta que…
Quer trocar de contador?