Contabilidade para clínica médica: como funciona?

Contabilidade para clínica médica: como funciona?

Compartilhe nas redes!

A contabilidade para clínica médica é uma excelente ferramenta que vai além apenas da gestão financeira regular. Pois, esse tipo de contabilidade oferece diversos benefícios para médicos e profissionais da saúde, o que facilita a administração da clínica.

Continue lendo esse breve artigo e entenda mais sobre as melhores práticas da contabilidade para clínicas, como funciona e as vantagens. Além de como, tornar a gestão ainda mais profissional. 

Qual é a importância da contabilidade para clínica médica?

Todo negócio, independente da área, precisa de uma boa contabilidade para crescer no mercado. Entretanto, para clínicas médicas, essa necessidade torna-se mais evidente, pois esse setor possui diversas normas, legislações e detalhes específicos. 

Sendo necessário contar com um especialista para contabilidade para clínicas médicas, pois um contador generalista não possui familiaridade com essas questões. Podendo trazer resultados negativos para o negócio.

O contador especialista garante maior conformidade nas regulamentações e aproveitamento das vantagens fiscais disponíveis para a clínica médica. Sendo um diferencial para o crescimento da empresa. 

Os desafios contábeis enfrentados na contabilidade para clínica médica

As clínicas médicas possuem diversas peculiaridades que trazem desafios quando o assunto é contabilidade. Desde a administração dos impostos, entradas, pagamentos ou lidando com os pacientes, a área da saúde traz diversos obstáculos que pedem uma contabilidade especializada no setor.

Os desafios mais comuns na contabilidade para clínica médica são:

  • Administração dos impostos: identificar e aplicar da maneira correta as leis fiscais específicas para a área de clínica médica;
  • Faturamento de serviços: administrar o faturamento de serviços médicos pode ser complexo, pois inclui o atendimento de pacientes da área particular e de convênios;
  • Pagamento de colaboradores: administrar o pagamento dos profissionais da saúde, que muitas vezes têm diferentes formas de pagamento na clínica médica;
  • Regulamentos e conformidades: Estar atualizado e em dias com as constantes mudanças de regulamentos do setor da contabilidade para clínicas médicas;
  • Planejamento das finanças: consolidar um planejamento financeiro, levando em consideração todos os detalhes da área da saúde, estabelecendo um capital de giro e um fluxo específico de caixa. 

Principais vantagens de ter um contador especializado em clínicas médicas

A área da saúde precisa que o contador tenha um conhecimento contábil além do básico. Pois, possui regulamentações específicas, além de normas fiscais e outros detalhes, sendo necessário um contador ou empresa especialista em contabilidade para clínica médica. 

Contar com um profissional especialista na área contribui para a diminuição dos riscos de erros contábeis que podem causar penalidades fiscais e prejuízos na reputação do CNPJ clínica. 

Além de trazer oportunidades para economizar custos e trazer melhoras na parte financeira do negócio. 

Dicas para escolher um escritório de contabilidade para sua clínica

A escolha de um contador para a sua clínica médica deve ser tomada com atenção. Por isso, separamos a seguir algumas dicas para você seguir:

  • Procure um especialista na área da saúde;
  • Selecione boas referências;
  • Escolha um escritório de contabilidade transparente;
  • O contador precisa se adequar às suas necessidades;
  • Leia com atenção o contrato. 

Ainda não encontrou a sua contabilidade para clínicas médicas? Conte conosco!

A Líder Serviços Contábeis é especializada em contabilidade para clínicas médicas. Contamos com um time de contadores prontos para atender as necessidades da sua clínica 24 horas por dia. Entre em contato e descubra como podemos ajudar nas suas obrigações como empresa da área da saúde e potencialize os seus resultados a partir de hoje.

Classifique nosso post

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Veja também

Posts Relacionados

Recomendado só para você
Contar com uma contabilidade trabalhista em Florianópolis é fundamental para…
Quer trocar de contador?