Governança corporativa e compliance: crescimento empresarial

Governança corporativa e compliance: crescimento empresarial

Compartilhe nas redes!

Quando falamos do crescimento empresarial, a governança corporativa e compliance são de suma importância para alcançar feitos como esse. Claro, o compliance estabelece as ações e meios para a empresa cumprir as regras e a governança cuida da prevenção de conflitos e interesses. 

Mas, está cada vez mais comum entre os gestores a confusão entre esses dois termos. Por isso, a Líder SC preparou um conteúdo especial para hoje. Afinal, esses são dois pontos importantes com um objetivo geral só. 

Quer saber mais sobre o assunto? Então, acompanhe a breve leitura a seguir!

Existe diferenças entre a governança corporativa e compliance?

Sim, existem diferenças notórias entre a governança corporativa e compliance. Por mais que esses termos sejam misturados muitas vezes pelos gestores, a partir dos conceitos eles podem ser percebidos como diferentes. 

A governança corporativa está ali como um maio de praticar e manter a paz entre o time de colaboradores. Mas, a partir do alinhamento da liderança com os processos e interesses da empresa. 

Por outro lado, o compliance vem para ajudar a empresa com tudo aquilo que são regras a serem seguidas, leis e demais obrigações a serem seguidas em sua atuação. Assim, ele está atrelado aos riscos e regras, preservando a integridade da empresa e sua reputação.

Ou seja, são sim conceitos diferentes, mas com o passar dos anos eles passaram a andar lado a lado um com o outro. Por isso, as empresas buscam o compliance, principalmente como uma forma de cuidar de suas obrigações e bem-estar. 

Outro ponto importante é que ambos os conceitos se aplicam a empresas de diferentes portes e nichos. 

A base da empresa está relacionada a governança corporativa e compliance?

Claro, como já mencionamos, esses são dois conceitos diferentes que quando se trata da base de uma empresa trabalham juntos. Por isso, estão relacionados à ética profissional. 

Assim, podemos dizer que objetivo de cada conceito desse acaba no mesmo que é manter a saúde da empresa e sua ética no mercado. 

Afinal, o mercado cobra constantemente aos empreendedores a ética e transparência do CNPJ. Ademais, essa é uma cobrança que também deve partir dos clientes e principalmente dos investidores antes de qualquer tipo de investimento.

Por fim, com a governança corporativa é possível evitar problemas com a Receita Federal, com os escândalos que são mal vistos pelo mercado. 

Governança corporativa e compliance é com a Líder SC

Uma empresa que possui problemas com a Receita Federal e constantemente se envolve em problemas encontra barreiras para captar clientes e investidores. Mas, com um serviço contábil especializado é possível evitar transtornos como esse. 

Estratégias bem alinhadas com a sua missão, visão e valores podem oferecer grandes benefícios como:

  • Facilidade para captar recursos;
  • Prevenção de fraudes;
  • Prevenção de situações de conflitos;
  • E proporciona uma imagem positiva para a empresa. 

Precisa de ajuda para melhorar o desempenho da sua empresa e imagem para o público de clientes e investidores? Fale agora mesmo com um dos nossos especialistas e saiba o que podemos fazer pelo seu negócio. 

Classifique nosso post

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Veja também

Posts Relacionados

Recomendado só para você
Com o lançamento do FGTS Digital, a promessa de tornar…
Quer trocar de contador?