Skip to content

FGTS Digital: entenda as principais mudanças

FGTS Digital: entenda as principais mudanças

Compartilhe nas redes!

Com o lançamento do FGTS Digital, a promessa de tornar os pagamentos do FGTS mais eficientes veio junto. Por isso, os contadores precisam estar preparados para dar orientações aos clientes sobre esse novo processo.

A mudança promete tornar os cálculos do valor a ser pago e gerenciado do FGTS mais acessível. Se você tem dúvidas sobre essa atualização, confira a seguir as principais informações sobre o assunto.

O que é o FGTS Digital?

Primeiramente, é importante destacar que essa mudança não se trata apenas de tornar uma versão do FGTS na internet. Ou seja, a mudança visa a criação de um novo sistema que substitui processos burocráticos antes feito pelo SEFIP.

Então, no FGTS Digital, as informações são sincronizadas com o eSocial, o que simplifica o preenchimento. Os colaboradores também conseguirão administrar melhor o pagamento dos benefícios por parte da empresa, pois o processo é mais prático.

Como vai funcionar o novo FGTS Digital

O FGTS Digital de maneira diferente do sistema anterior, pois será além de uma versão online das guias de recolhimento do FGTS. A partir de março de 2024 toda a administração será integrada em uma plataforma digital. 

Com a atualização é esperado uma diminuição nas falhas humanas ou em possíveis golpes trabalhistas. Pois, os próprios funcionários e chefes poderão acompanhar os processos de maneira online.

O site estará disponível para uso no endereço www.gov.br/fgtsdigital, então, de acordo com o Ministério do Trabalho, é esperado que os processos de emissão das guias do FGTS. Como estornos, restituições e outros tornam-se mais práticos.

O que vai mudar com o FGTS digital

Com o novo FGTS Digital algumas mudanças vão acontecer e precisam ser destacadas com relação ao modelo digital. Por isso, confira a seguir algumas mudanças importantes:

  • Pagamento via Pix no recolhimento mensal;
  • Mudança na data de vencimento do recolhimento mental;
  • Ajuste para o empregador especial;
  • Usar o eSocial como dados;
  • Informações da base de cálculo da indenização.

Como acessar a plataforma do FGTS digital?

Primeiramente, vale lembrar que o acesso à plataforma é diferente para empregadores e prestadores de serviços. Ou seja, para cada categoria o passo a passo é diferente. Confira a seguir os passos para empregadores:

Acesso para empregadores

  • Acesse o site de FGTS Digital
  • Clique na opção de “Acessar para empregadores”
  • Selecione o tipo de certificado que você possui
  • Digite o código de segurança do seu certificado digital
  • Finalize clicando na opção “Entrar”

Quem precisará migrar para o digital?

A obrigatoriedade de migrar para o FGTS Digital será necessário para todos os empregadores. Pois será a partir da plataforma que acontecerá o recolhimento do Fundo de Garantia. 

Além disso, todos os que participam do grupo de empregadores 1,2,3 e 4 do eSocial precisam realizar a migração a partir do momento que o sistema começar a funcionar. A plataforma tem o prazo de virar a partir de março de 2024.

Conte com a Líder nas principais mudanças contábeis

Precisa de um serviço contábil de qualidade? Contate a Líder e mantenha-se sempre atualizado com a melhor equipe de contabilidade.

Entre em contato agora mesmo com um dos nossos especialistas e saiba como podemos ajudar a sua empresa!

Classifique nosso post

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Veja também

Posts Relacionados

Recomendado só para você
A recuperação de créditos em SC é um serviço oferecido…
Quer trocar de contador?