Skip to content

Contabilidade para microempresas em SC

Contabilidade para microempresas em SC - Contabilidade em Florianópolis | Líder Serviços Contábeis

Compartilhe nas redes!

Diante de um sistema tributário tão burocrático que é o brasileiro, a contabilidade para microempresas em SC é de suma importância. Seja para o desenvolvimento do negócio ou até mesmo desde a fase de abertura e escolha de um regime. 

Além disso, um detalhe importante é que toda empresa tem obrigação de manter a sua escrituração contábil em dias. Exceto o microempreendedor que não possui essa obrigatoriedade. 

Sabendo que a grande maioria das microempresas não ultrapassam uma jornada de cinco anos no mercado e acabam fechando as portas, preparamos um conteúdo especial. Saiba como funciona a contabilidade para microempresas e quais são as suas vantagens!

Importância da contabilidade 

É comum que a maioria das microempresas comece suas jornadas no mercado à margem da informalidade. Alguns empresários não entendem a importância de um serviço tão importante e acabam não optando por contratar uma contabilidade consultiva.

No entanto, até mesmo um contador que aceita somente um serviço básico contábil deve apresentar para seus clientes qual o seu papel e as vantagens oferecidas. Até porque erros contábeis podem ser encarados como crimes de sonegação fiscal.

A contabilidade para microempresas em SC é com um médico que acompanha o dia a dia da empresa oferecendo mais segurança e prezando pelo bem-estar e saúde financeira em cada decisão.

Portanto, o profissional responsável por tal serviço pode não somente mapear a situação da empresa como indicar quais situações são de riscos e como superar cada uma delas. Por isso, aqui na Líder não trabalhamos somente com a contabilidade básica da sua microempresa. 

Um dos nossos principais diferenciais é o acompanhamento de perto, a participação e os relatórios que montamos que podem ajudar seus gestores na tomada de decisões

Contabilidade para microempresas em SC é obrigatória?

Atualmente, o Brasil abriga mais de 6 milhões de empresas, com 99% delas classificadas como micro e pequenas, especialmente em Santa Catarina (SC). 

Muitas dessas empresas, em SC e em todo o país, desconhecem a obrigatoriedade da escrituração contábil, o que as leva a contratar serviços de consultoria fiscal e trabalhista em detrimento de uma contabilidade completa.

Anteriormente, a manutenção de um livro caixa era suficiente para cumprir as exigências da Receita Federal, levando muitos profissionais em SC a oferecer apenas serviços fiscais e trabalhistas. 

Outro desafio significativo na realização da escrituração contábil, tanto em SC quanto no restante do país, é a informalidade e a evasão fiscal, onde alguns empresários não emitem notas fiscais para suas transações, prejudicando o registro contábil adequado.

Muitos empresários, especialmente os de pequeno e médio porte, estão preocupados com a carga tributária e alegam falta de retorno dos governos. 

No caso dos regimes de Lucro Presumido e Simples Nacional, a contabilidade desempenha um papel gerencial crucial, já que as despesas da empresa não afetam a tributação, que é baseada na receita, não no lucro.

Conte com a líder para sua contabilidade

A Líder Serviços Contábeis é especialista em contabilidade para microempresas em SC. Oferecemos soluções personalizadas conforme as suas necessidades. Quer saber mais sobre o assunto e como podemos ajudar a sua empresa? 

Então fale agora mesmo com um dos nossos especialistas!

Classifique nosso post

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Veja também

Posts Relacionados

Recomendado só para você
Você procura estratégias para faturar mais em SC e muitas…
Quer trocar de contador?