Skip to content

Quais os benefícios do empreendedorismo nas pequenas cidades?

empreendedorismo nas pequenas cidades

Compartilhe nas redes!

As pequenas cidades do Brasil ou os famosos interiores concentram cerca de R$ 3,1 trilhões, que são equivalentes a cerca de 55% do consumo total do nosso país. Esses dados são apresentados em um estudo do IPC Maps 2022. Isso responde ao porquê do rápido crescimento do empreendedorismo nas pequenas cidades. 

Uma afirmativa que tem sido cada vez mais óbvia é que empreender fora das grandes cidades traz retorno. Mas é claro que é necessário um planejamento estratégico, uma contabilidade e um estudo de público antes de qualquer investimento.  

No artigo de hoje, nós que fazemos a Líder Serviços Contábeis preparamos um conteúdo que explica alguns benefícios do empreendedorismo nas pequenas cidades. Para saber mais, acompanhe essa breve leitura! 

5 benefícios do empreendedorismo nas pequenas cidades

Para melhor abordar os benefícios do empreendedorismo nas pequenas cidades, separamos 5 dos principais. Acompanhe a seguir e entenda as vantagens. 

1 – Custos fixos reduzidos

Os custos fixos no interior são sempre considerados baixos quando comparamos com os custos de empreender nas cidades grandes. Além do valor baixo em aluguel, temos uma conta de água ou luz bem mais viável financeiramente. Diante disso, é bem mais fácil manter o seu negócio funcionando. 

Outro ponto interessante é que nas cidades pequenas o valor pago ao funcionário como salário também é baixo pois se considera o custo de vida que é baixo. 

2 – Pouca concorrência especializada

Alguns nichos de negócios em pequenas cidades possuem um baixo nível de concorrência. Ou na maioria das vezes, seus concorrentes não são especialistas no assunto, o que é um grande benefício para quem é profissional. 

Um grande exemplo é uma construtora em uma cidade pequena. Uma empresa como essa tende a ser promissora no mercado pois oferece uma mão de obra especialista com baixa concorrência, mas é um serviço necessário.

3 – Seu negócio perto dos seus clientes

Uma grande vantagem é que o empreendedorismo nas pequenas cidades permite uma maior proximidade com seus clientes. Portanto, o empreendedor pode facilmente fortalecer laços com seus vizinhos e público tornando a fidelização ainda mais natural. 

4 – Baixa rotatividade

Da mesma forma que é simples criar laços com seus clientes e fortalecer eles, é bem melhor manter seus colaboradores pois a concorrência para contrato é pequena. Diante disso, um empreendedor que já têm seus colaboradores e cultiva um bom relaxamento, esses dificilmente irão querer abandonar suas vagas. 

5 – Qualidade de vida

Por fim, uma das maiores vantagens do empreendedorismo nas pequenas cidades sem sombras de dúvidas é a qualidade de vida dos empreendedores. A poluição é menor, o trânsito quando não é pouco e quase insistente, a vida nessas cidades é segura e com baixa criminalidade. 

Conclusão

Ao decorrer do conteúdo abordamos quais as vantagens do empreendedorismo nas pequenas cidades. E você, já sabia de algumas delas? Para serviços contábeis de pequenos negócios, fale com um dos nossos especialistas da Líder SC e alavanque as suas atividades financeiras com quem realmente entende do assunto.

Para mais assuntos como esse, acompanhe o nosso blog e receba mais posts do tipo! 

Classifique nosso post

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Veja também

Posts Relacionados

Recomendado só para você
Realizar um planejamento estratégico é crucial para o sucesso de…
Quer trocar de contador?