Skip to content

Cruzamento de dados da Receita Federal: o que é e como funciona?

Cruzamento De Dados Financeiros Da Receita Federal - Contabilidade em Florianópolis | Líder Serviços Contábeis

Compartilhe nas redes!

Todo empreendedor deve ter extrema cautela no gerenciamento de suas finanças, pois o cruzamento de dados da Receita Federal. Isso nada mais é do que informações cruzadas para encontrar inconsistências em suas declarações. 

Durante esse procedimento inconsistências são encontradas de uma pessoa física ou jurídica e assim, assim haverá penalidades. Quer saber mais sobre esse assunto e como funciona o cruzamento de dados?

Acompanhe a leitura que preparamos do breve conteúdo a seguir!

O que é o cruzamento de dados da Receita Federal?

O cruzamento de dados da Receita Federal pode ser definido como as análises constantes de informações financeiras de um contribuinte para o Fisco. Afinal, a análise faz parte da comparação de dados para encontrar divergências ou compatibilidade de uma pessoa jurídica, ou física. 

Vale destacar que esse comparativo constante acontece em um sistema desenvolvido pela Receita Federal que além de ser altamente preciso conta com atualizações constantes que aprimoram o seu funcionamento. 

Para maior assertividade no mapeamento de erros e inconsistências, ele analisa as informações presentes e as que são adicionadas diariamente de cada contribuinte. Sendo assim, ao encontrar divergência, o sistema estuda se houve fraude no ocorrido. 

Como os dados são cruzados pela Receita Federal?

A grande maioria dos dados coletados pela Receita Federal para o cruzamento vem do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED). Além disso, o SPED tem como principal fonte de dados 3 pilares que são:

  • Documentos eletrônicos fiscais;
  • Escrituração contábil;
  • Escrituração fiscal. 

Afinal, o principal objetivo da criação desse sistema já era facilitar as informações declaradas para o fisco e realizar a “malha fina”. Por isso, um empreendedor que manipula um valor X e declara Y facilmente é pego nessa fiscalização de ponta. 

Quais os problemas de ser pego?

Se uma empresa é pega no cruzamento de dados significa que alguma inconsistência foi encontrada em suas declarações. Diante disso, os problemas a serem enfrentados pela pessoa jurídica são vários. 

Ou seja, poderá ser desde uma multa até a suspensão de CNPJ. Por isso, é de suma importância apresentar dados reais e contar com uma contabilidade consultiva para auxiliar em suas declarações. 

Como evitar problemas com o cruzamento de dados?

A principal dica que deixamos para evitar problemas com a Receita Federal é para empresas e pessoas jurídicas que declaram IR contar com uma contabilidade consultiva. Afinal, o time de contadores lado a lado com as declarações anulam erros e falhas. 

Existem erros cometidos pelos gestores e empreendedores que muitas das vezes nem percebem o que estão fazendo e os riscos de suas ações. Por isso, contar com profissionais pode e faz toda a diferença. 

Conte com Líder e evite problemas com a Receita Federal

A Líder Serviços Contábeis é especialista em contabilidade de empresas dos mais variados nichos. Conte com um time de especialistas prontos para melhor atender as necessidades da sua empresa de maneira personalizada. 

Quer saber como podemos ajudar a sua empresa? Então entre em contato conosco agora mesmo!

Classifique nosso post

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Veja também

Posts Relacionados

Recomendado só para você
Desde a pandemia, se fala em atualizar contrato de trabalho…
Quer trocar de contador?