Como atualizar o modelo de contrato de trabalho híbrido?

Como Atualizar O Modelo De Contrato De Trabalho Híbrido  - Contabilidade em Florianópolis | Líder Serviços Contábeis

Compartilhe nas redes!

Desde a pandemia, se fala em atualizar contrato de trabalho híbrido para empresas dos mais variados nichos. Além disso, é um dos tipos de contratos que mais tem ganhado espaço nos últimos anos, pois oferece vantagens para o colaborador e a empresa. 

As empresas que adotaram esse modelo de contrato têm notado um certo aumento na produtividade dos seus colaboradores. Por isso, no conteúdo de hoje preparamos um tema especial para tratar um pouco mais sobre o contrato de trabalho híbrido. 

Quer saber mais? Basta continuar a leitura!

É preciso atualizar contrato de trabalho híbrido?

Nesse modelo de contrato as atividades designadas para o colaborador podem realizar a sua jornada de trabalho, alguns dias presencialmente na empresa e outros em casa ou onde achar mais viável para sua produtividade e conforto. 

No entanto, é importante ressaltar que nenhuma legislação específica aborda os detalhes de um contrato de trabalho híbrido. Afinal, essa é uma modalidade de trabalho ainda recente que surgiu como uma alternativa a retomar as atividades com a pandemia do Covid-19. 

No contrato é interessante se ater a algumas informações. O material de trabalho deve ser fornecido pela empresa. Somente assim será possível cobrar ao colaborador a mesma produtividade alcançada na empresa. 

Por fim, o contrato de trabalho híbrido deve ser atualizado sempre que necessário e ainda, sim, deve conter alguns dados como no endereço da empresa e CNPJ, assim como os valores a serem pagos. 

Qual a diferença do contrato híbrido para o remoto?

O contrato de trabalho híbrido envolve uma combinação de trabalho presencial e remoto. Os funcionários têm a flexibilidade de cumprir suas funções tanto no escritório quanto em casa, seguindo um acordo prévio com o empregador. 

Já o contrato de trabalho remoto implica que o funcionário execute suas tarefas inteiramente fora do escritório, geralmente em casa ou em um local de escolha. 

Ambos os modelos oferecem maior flexibilidade, mas o híbrido mantém um componente presencial, enquanto o remoto não exige presença física na empresa. Ambas as opções têm implicações em termos de gestão, regulamentação e cultura de trabalho.

Posso atualizar o contrato o para remoto?

Essa é uma dúvida comum que recebemos cotidianamente de quem busca atualizar o contrato de trabalho. Você pode, mas para isso é importante entender a viabilidade dessa atualização de contrato de trabalho híbrido para remoto. 

Ou seja, procure entender se o seu colaborador tem um ambiente de trabalho confortável, se há comprometimento de sua parte para executar as atividades cotidianas. 

Além disso, a sua empresa deve fornecer o equipamento necessário para que ele execute todas as suas funções de maneira remota sem se prejudicar com o novo modelo de trabalho. 

Apesar de ser uma modalidade comum, muitas empresas ainda optam pelo contrato híbrido, onde ao menos um dia da semana o colaborador comparece para um trabalho presencial. 

Precisa de ajuda para atualizar contrato de trabalho híbrido?

A Líder Serviços Contábeis é especialista em contabilidade consultiva e atualização de contratos. Fale agora mesmo com um dos nossos profissionais, saiba como podemos ajudar a sua empresa a se destacar no mercado. 

Conte com a melhor contabilidade consultiva e tenha suas obrigações em dia perante a Receita Federal. 

Classifique nosso post

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Veja também

Posts Relacionados

Recomendado só para você
Saber a diferença entre Lucro Real e Lucro Presumido é…
Quer trocar de contador?