Consultar dívidas com a Receita Federal é fundamental para quem deseja manter a sua situação fiscal regular, além de evitar possíveis complicações como multas e restrições. O processo pode ser feito de maneira simples e prática pelo portal do e-CAC.
Para iniciar a consulta, o contribuinte precisa acessar o site oficial da Receita Federal e gerar um código de acesso e seguir todos os passos indicados pela plataforma. A análise é feita de maneira online e eficiente.
Ficou curioso sobre o assunto e deseja consultar dúvidas com a Receita Federal? Confira todos os detalhes neste breve artigo!
Consultar dívidas com a Receita Federal: o que fazer com as dívidas
É importante sempre consultar as dívidas com a Receita Federal para analisar se não há dívidas com o Imposto de Renda. Pois, um dos principais problemas que essa pendência pode causar é a irregularidade do CPF ou CNPJ.
Logo, tornando difícil a obtenção se linhas de créditos e muito mais. Então, quando o IR não é pago, a Receita Federal cobra multa e quando não há o pagamento, a irregularidade acontece. Por isso a importância de consultar dívidas com a Receita.
Geralmente isso acontece porque o cidadão não identificou que precisava realizar a declaração do IR. E por não saber dessa obrigação fiscal, é multado pela Receita Federal, por isso a necessidade de consultar as pendências regularmente.
Como consultar dívidas com a Receita Federal?
É fundamental evitar pendências junto à Receita Federal para manter o seu CPF ativo. Pois isso pode causar muitas dores de cabeça ao contribuinte como: multas, irregularidade no CNPJ, perda de bens e crédito negativado, por exemplo.
Por isso, para evitar que você passe por isso, separamos a um passo a passo de como consultar dívidas com a Receita Federal online:
- Faça o cadastro no site do e-CAC;
- Acesse o portal e-CAC com suas credenciais;
- Clique em “Instruções para gerar o código de acesso” e siga o passo a passo para obter o seu código;
- Se já possuir um código, digite seu CNPJ ou CPF e selecione “Continuar”;
- Busque pela seção de Certidões;
- Na página inicial, encontre a aba “Situação Fiscal”;
- Gere o relatório com seus dados fiscais;
- Revise o relatório e siga as instruções indicadas;
- Caso existam pendências, acesse a aba “Débitos e Pendências”.
Posso parcelar a dívida com Imposto de Renda?
Existem alguns casos em que o valor das dívidas com a Receita Federal podem alcançar valores muito altos. Isso é resultado da multa mais os juros aplicados mensalmente. Por isso, nesses casos uma boa opção é o parcelamento do valor.
Pessoas jurídicas e físicas que desejam regularizar os seus débitos, podem optar pelo parcelamento com o Leão. Entretanto, existem algumas especulações para empresas, devido a limites e regimes tributários adotados por elas.
Ou seja, nem todas as dívidas podem ser parceladas, como aquelas que ultrapassam o valor de R$ 1 milhão, por exemplo. Só é possível fazer negociação em dois casos, ambos com incidência de taxa Selic sobre as parcelas.
Podendo ser:
- Pagamento de 6% à vista no primeiro ano, 7,2% no segundo ano e 8,4% no terceiro ano. O saldo final será dividido em 84 parcelas.
- Pagamento de 20% à vista sobre o valor devido, com o restante parcelado em até 60 vezes.
Tem pendência com a Receita Federal e deseja resolver a situação? Conte a Líder Contabilidade. Temos um time de profissionais prontos para atender às suas demandas. Gostou do nosso conteúdo? Continue acompanhando o nosso blog!