Dívidas na Receita Federal: O que é?

Dívidas na Receita Federal: O que é?

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“Dívidas na Receita Federal”, muitos não sabem o que é e nem como resolver essa situação. Por isso, esse assunto pode se tornar uma grande dor de cabeça para muitos brasileiros.

Pensando nisso, separamos a seguir um breve artigo onde vamos abordar o que são as dívidas na Receita Federal. Além de tudo necessário para resolver pendências no Imposto de Renda. 

Se interessou pelo assunto? Confira a seguir mais detalhes nessa leitura!

Dívidas na Receita Federal e Imposto de Renda

Dívidas na Receita Federal no Imposto de Renda acontece quando o contribuinte não paga o valor dos impostos devidos. 

Isso pode acontecer por diversos fatores como a falta do pagamento do imposto apurado na declaração anual, atraso no recolhimento das parcelas do imposto ou até mesmo erros nos cálculos na apuração do valor devido.

Portanto, quando a dívida é registrada, o contribuinte passa a ter pendências junto à Receita Federal e isso causa o acúmulo de multas e juros sobre o valor integral. 

E ainda, a dívida pode causar o cancelamento ou restrições no CPF.

Portanto, para evitar essas situações, é fundamental manter esses pagamentos em dia e analisar regularmente a situação fiscal do seu CPF no site da Receita Federal. Assim, é possível garantir mais regularidade perante o fisco.

Quer saber como consultar suas Dívidas na Receita Federal e principalmente com resolver cada uma delas? Então, acompanhe a leitura a seguir preparada pela Líder Serviços Contábeis!

Como consultar Dívidas na Receita Federal?

É importante evitar pendências com a Receita Federal para manter o CPF do contribuinte ativo e regular. Pois, as pendências podem causar diversos problemas, como as multas ou a irregularidade, por exemplo. 

Então, para evitar esse constrangimento, separamos a seguir um breve passo a passo de como fazer essa consulta: primeiramente, é preciso fazer um cadastro no site do e-CAC. Para isso, basta preencher o cadastro com o CNPJ ou CPF e adicionar os números da declaração dos dois últimos anos do IR.

Após isso, um código de acesso será enviado automaticamente. Veja agora as demais etapas para consultar Dívidas na Receita Federal:

  • Acesse o portal e-CAC;
  • Selecione a opção “Instruções para gerar o código de acesso” e siga os passos para criar o seu código;
  • Caso já possua um código, informe seu CNPJ ou CPF e clique em “Continuar”;
  • Procure pela seção de Certidões;
  • Na página inicial, localize a opção “Situação Fiscal”;
  • Emita o relatório com suas informações fiscais;
  • Analise o relatório e siga as orientações apresentadas;
  • Se houver irregularidades, vá até a aba “Débitos e Pendências”.

Após seguir os passos listados, qualquer pendência no seu CPF ou CNPJ é apresentada.

Como resolver minhas dívidas com a Receita Federal?

Após descobrir quanto você deve para a Receita Federal, é necessário realizar o pagamento quanto antes. Pois, há a soma de juros e multa sobre o valor integral da dívida a ser paga do IR.

Então, para realizar o pagamento da dívida, é preciso fazer a emissão de um Documento de Arrecadação de Receitas Federais (DARF). 

Esse é um documento utilizado para que o contribuinte quite os seus débitos federais com contribuições. 

Conte a Líder Serviços Contábeis para a resolução das suas dívidas na Receita Federal. Somos referências na área e contamos com um time de profissionais prontos para te atender. Além disso, para mais assuntos como esse, acompanhe o nosso blog.

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