Skip to content

Saiba tudo sobre a restituição do IR

Saiba tudo sobre a restituição do IR

Compartilhe nas redes!

A restituição do IR 2023 nada mais do que uma devolução de valores pagos a mais para aqueles que fizeram a sua declaração e enviaram pagamento para a Receita Federal. Na entrega de sua declaração pode ser identificada uma diferença positiva e é nesses casos que você tem direito a restituição.

Vale destacar que todos os que fazem a declaração do Imposto de Renda têm direito a receber a restituição do IR se houver saldo positivo. Quer saber mais sobre o tema? Acompanhe o breve conteúdo que a Líder Serviços Contábeis separou para você!

Consultar a restituição do IR

Muitos perdem a restituição do IR, pois não sabem como fazer a consulta do valor que tem a receber. Para isso, você deve acessar o site Meu Imposto de Renda e buscar a opção que elenca todos os serviços. 

Em seguida, voce deve clicar em uma opção chamada “Consultar Restituição”. Existe também a possibilidade de realizar uma consulta simples e para isso voce deve clocar neste link que serve para a consulta da sua restituição. Para ambas as situações é necessário infirmar o ano de sua decoração e principalmente CPF e data de nascimento.

Após a pesquisa em sua tela deve aparecer o resultado de busca contendo o valor a receber ou alguma mensagem que indique que não há restituição disponível em seu CPF. Isso irá indicar se voce precisa ou não saber as datas do calendário para saque da sua restituição. 

Calendário da restituição do IR

Caso a sua consulta indique que você tenha algum valor a receber pela restituição do IR, é importante entender o calendário do ano base. Vale destacar que quem declarou mais cedo recebe o valor também mais cedo. 

No entanto, a prioridade são para aqueles com mais de 60 anos e deficientes. A seguir separamos o calendário da restituição para que você não perca as principais datas referente ao seu lote:

  • 1˚ lote: 31 de maio
  • 2˚ lote: 30 de junho
  • 3˚ lote: 31 de julho
  • 4˚ lote: 31 de agosto
  • 5˚ lote: 29 de setembro

Como resgatar a restituição do IR

Nos anos anteriores a restituição do IR ocorria por meio de uma conta-corrente ou poupança. No entanto, esse ano a Receita Federal já está usufruindo do pagamento via Pix. O valor está disponível por até um ano e após o prazo é necessário efetuar um requerimento. 

Em resumo, para receber esse valor via Pix que é a modalidade de pagamento mais utilizada atualmente, o recebedor deve informar a chave CPF na sua folha. Essa chave deve estar atrelada a uma conta em seu nome para o pagamento ocorrer. 

Conte com a Líder Serviços Contábeis, referência em Imposto de Renda

Precisa de uma contabilidade consultiva para cuidar de todos os impostos, inclusive questões relacionadas ao IR? A Líder Serviços Contábeis está à sua disposição!

Somos especialistas em serviços contábeis para o seu bem-estar e saúde financeira. Fale agora mesmo com um dos nossos especialistas e saiba como podemos te ajudar!

Classifique nosso post

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Veja também

Posts Relacionados

Recomendado só para você
A consulta de NIS com CPF é uma das principais…
Quer trocar de contador?