Skip to content

Reserva financeira empresarial: como montar uma?

Reserva financeira empresarial: como montar uma?

Compartilhe nas redes!

Um dos recursos mais importantes para qualquer negócio é uma reserva financeira empresarial. Afinal, ela prevê gastos para perdas, imprevistos ou danos e demais urgências em uma corporação. 

Fazer uma reserva pode ajudar o empreendedor a se tranquilizar em diversos aspectos que vão além do ato de poupar determinado valor. 

No artigo de hoje separamos um conteúdo especial que fala sobre como fazer e qual a importância dela para o seu negócio. 

O que é uma reserva financeira empresarial? 

A reserva nada mais é do que um valor disponível que a empresa guarda gradativamente para cobrir acontecimentos que não sejam previstos no plano financeiro. 

Ou seja, é um valor exclusivo para emergência que não são esperadas, e ele não pode ser usado em outras ocasiões como investimentos. 

Situação indicadas:

  • Perda de clientes
  • Emergências
  • Gastos acima do orçamento estipulado

O principal critério é para casos em que é necessário cobrir um custo para manter a ordem e funcionamento da empresa. 

Como montar a sua reserva financeira?

Cada empresa tem uma rota específica para juntar a reserva ao longo dos anos. No entanto, existem algumas opções mais precisas. Confira quais são:

1- Determine o valor da reserva 

O primeiro passo é acionar a sua contabilidade empresarial para determinar o valor exato para a sua reserva. 

Nesses casos o contador deve apurar os custos totais necessários para manter a empresa. Nesse montante se aplica a soma se aluguel, papelaria e outros materiais necessários. 

2- Verifique o valor mensal 

Uma reserva financeira empresarial não é criada em um único depósito. Por ser um valor alto, é determinado o valor mensal a ser depositado pelo gestor para a construção da reserva. 

3- Invista o recurso

Mais importante que guardar é saber como fazer esse dinheiro se multiplicar. Por isso, consulte sua contabilidade para entender onde é seguro depositar para que esse valor comece a render. 

Um detalhe importante é saber que investimentos para empresas são aqueles que possuem liquidez imediata. Por que recomendamos isso? Pois nesse tipo de investimento é possível retirar o dinheiro a qualquer momento e aplicar as necessidades da empresa. 

A importância de ter uma reserva financeira empresarial

Em primeiro lugar, o principal benefício é que essa reserva evita o endividamento, que é um dos principais motivos que fazem com que empresas fechem nos seus 5 primeiros anos. 

Além desse, existem outros benefícios:

  • Quando investida aumenta os recursos e a receita do caixa;
  • Previne a empresa de qualquer imprevisto;
  • Possibilita aos gestores agir com maior prudência diante de desafios. 

Conclusão

Administrar todos os recursos financeiros de uma empresa nem de longe é uma tarefa fácil. Isso exige profissionais capacitados e de confiança. 

Por fim, a reserva bem feita assegura a empresa de imprevistos e melhora o seu desempenho em qualquer cenário. Sendo assim, evita o endividamento ou mal uso dos seus recursos. 

Evite problemas como esse e melhore a sua gestão financeira com a Líder SC! 

Portanto, fale agora mesmo com um dos nossos especialistas e seja um empreendedor de alta performance

Classifique nosso post

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Veja também

Posts Relacionados

Recomendado só para você
O mercado está cada vez mais competitivo e as empresas…
Quer trocar de contador?