O balanço patrimonial é um documento de suma importância para as empresas. No entanto, como é pouco comentado, são muitos os empreendedores que realmente sabem do que se trata e qual o seu papel.
De modo geral, ele é usado para levantamentos da saúde financeira do negócio. Como um relatório, sua participação na gestão contábil é indispensável, ao trazer dados que fundamentam a tomada de decisões de forma estratégica.
Quer saber mais sobre esse assunto? Então, acompanhe a breve leitura a seguir!
índice
ToggleEntenda o que é o balanço patrimonial
O balanço patrimonial é um instrumento contábil que deve ser tomado para uso dos gestores das empresas. Em linhas gerais, esse é um relatório que descreve detalhadamente a posição financeira de uma empresa em um momento específico.
Vale destacar que esse relatório é composto por 3 elementos principais que são: passivos, ativos e patrimônio líquido. Assim, os ativos se tratam de bens, recursos e direitos que são do controle da empresa que abrangem valores a serem recebidos, saldo em caixa, imóveis, estoques e outros.
Por outro lado, os passivos nada mais são do que obrigações financeiras de responsabilidade da empresa que incluem contas a serem pagas, impostos a recolher, empréstimos e outros.
Por fim, o patrimônio líquido é dito como a diferença entre os ativos e passivos. Ou seja, ele representa o valor líquido da empresa que inclui o capital social, prejuízos, lucros acumulados e muito mais.
E para que é usado esse relatório?
Como já destacamos, esse é um relatório financeiro que deve ser usado para ampliar a visão sobre a situação financeira da empresa em um momento específico. Afinal, ela entrega detalhes relevantes.
Desse modo, o balanço patrimonial pode ser usado em diversas finalidades ligadas ao setor financeiro do negócio. Algumas das aplicações do relatório são:
- Na avaliação da saúde financeira da empresa
- Nas tomadas de decisões estratégicas
- No comprimento das obrigações legais e fiscais
- Análise de desempenho
O que você precisa saber sobre um balanço patrimonial?
Esse documento, apesar de não ser uma exigência da Receita Federal, é um balanço de suma importância para acompanhar a saúde financeira de qualquer negócio. Além disso, ele oferece dados relevantes para a tomada de decisões.
Outro ponto importante é que o balanço patrimonial é feito por um contador especialista no assunto. Ainda, sim, é possível contratar uma contabilidade terceirizada para cuidar de todas as suas obrigações e do gerenciamento das principais ferramentas contábeis de um CNPJ.
Conte com a Líder e solicite o seu balanço patrimonial
A Líder SC é especialista em desenvolver o balanço patrimonial de empresas que buscam ter todo o seu controle de ativos e passivos. Afinal, entendemos a importância da contabilidade para o bem-estar financeiro do seu negócio.
Conte com uma terceirização contábil que desempenha o seu papel com agilidade, eficiência e precisão. Fale agora mesmo com um dos nossos especialistas e saiba como podemos levar a sua empresa para o mais alto patamar contábil e de crescimento.
Para mais assuntos como esse, acompanhe o nosso blog!