Blog

Novidades do IRPF em 2021 - Confira!

por Líder Serviços Contábeis em 09/03/2021

A Receita Federal divulgou algumas novidades para o IRPF 2021. Os contribuintes poderão ter acesso a Declaração pré-preenchida e também alguns dos que receberam o Auxílio Emergencial, deverão declarar.


Declaração Pré-preenchida, chamada pela Receita de Declaração do Futuro

Através dela, o contribuinte poderá entrar no sistema da  Receita com uma identificação e será mostrado a ele  informações que há sobre suas atividades de serviços,  despesas médicas, entre outros, que serão pré-preenchidas na sua declaração deste ano, junto às informações do ano anterior.

O objetivo é tornar mais fácil o processo de envio da declaração. Vale ressaltar que é preciso completar essa declaração com informações adicionais e analisar as que já estarão disponíveis, conforme ajustes necessários. 

O Fisco começou a desenvolver esta ferramenta em 2014, mas como são dados sensíveis, somente era disponibilizada para contribuintes que tinham o certificado digital.  

O serviço foi estendido  para 3 novos tipos de assinaturas digitais no ano de 2020. No mês passado, saiu uma portaria fazendo ligações entre Gov.br e assinaturas digitais. A Receita disponibilizará o recurso no  e-CAC para todos os contribuintes, mesmo para aqueles que não possuem assinatura digital, até  25 de março de 2021. 

 

Beneficiários Auxílio Emergencial

Outra novidade é que os beneficiários do Auxílio Emergencial devem declarar Imposto de Renda em 2021. De acordo com a Receita, quem  recebeu o auxílio emergencial, em qualquer valor, e outros rendimentos tributáveis em valor anual superior a R$ 22.847,76, precisa prestar contas.


 

Usamos cookies para aprimorar sua experiência em nosso site. Política de Privacidade.