Blog

Contribuição mensal de MEI poderá ser paga com PIX

por Líder Serviços Contábeis em 09/12/2020

Segundo a Receita Federal, será incorporado o QR Code ao Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS). A atualização está prevista para acontecer em janeiro de 2021.

O objetivo da medida é facilitar as Microempresas, Empresas de Pequeno Porte e Microempreendedores Individuais que pagam a contribuição mensalmente.

Espera-se que no próximo ano todos os documentos de arrecadação que estão sob a gestão da Receita Federal tenham o QR Code do Pix.

O Banco do Brasil foi o primeiro dos parceiros a integrar o novo sistema de pagamentos ao serviço de arrecadação prestado ao governo federal. Com essa mudança, o Documento de Arrecadação de Receitas Federais (Darf) passa a ter um QR Code que permite o pagamento pelo Pix.

Mas, no momento, apenas as empresas obrigadas a entregar a Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais Previdenciários e de Outras Entidades e Fundos (DCTFWeb) estão liberadas para utilizar a novidade.

O que é o Pix?

Criado pelo Banco Central, o Pix é um novo meio de pagamento instantâneo. É uma nova opção que possibilita que as pessoas e empresas façam transferências de valores, realizem ou recebam pagamentos.

Com o Pix, as pessoas e empresas podem fazer transações em menos de 10 segundos, todos os dias em qualquer horário, usando apenas aplicativos de celular.

 

Usamos cookies para aprimorar sua experiência em nosso site. Política de Privacidade.