Blog

COMMERCIAL INVOICE


por Líder Serviços Contábeis em 20/09/2019

COMMERCIAL INVOICE

Hoje iremos falar um pouco sobre a emissão do comprovante comercial internacional, conhecido como invoice. O comercial invoice ou somente invoice (que significa FATURA na tradução literal para o português) é um documento que retrata uma operação mercantil entre países diferentes. Isso significa que, caso você realize alguma venda para clientes no exterior é possível emitir um documento que confirme a transação para recebimento dos valores, ele não é válido como nota fiscal. Tem como finalidade consolidar a operação financeira.

Você conhece essa prática?

Atualmente não existe uma formatação obrigatória padrão. Em uma busca rápida na internet é possível encontrar vários modelos que podem ser usados para elaboração do Invoice. Clique aqui para receber um modelo de invoice. Porém, é preciso seguir um critério de informações no preenchimento do documento, conforme mostrado abaixo.

Deve ser preenchido na língua de origem do produto/serviço e seguir o pré-requisito mínimo de informações a serem preenchidas, como:

  • Dados pessoais e endereço completos (do exportador e importador)

  • Meio de transporte

  • Assinatura do responsável pela venda

  • Forma de pagamento

  • Data de emissão

  • Tipo de moeda, preço por unidade e valor total

  • Características do produto

 

Os dados solicitados são muito similares aos de uma nota fiscal.

A nota fiscal deverá ser emitida normalmente para acompanhar o produto e para cumprir com as obrigações fiscais do país de origem.

Os impostos a serem pagos, deverão variar de acordo com a atividade exercida. Mas podemos citar o IOF (Imposto Sobre Operações Financeiras) que incidirá sobre a conversão cambial, assim como a própria taxa de câmbio e em alguns casos o IR (Imposto de Renda) e CSLL (Contribuição Social Sobre o Lucro Líquido). No geral, PIS e COFINS não incidem sobre notas fiscais de exportação.

Lembrando que a nota fiscal deverá ser emitida após a efetivação cambial, pois neste momento deverá ocorrer o faturamento, que será a base para a aplicação das alíquotas.

A Nota Fiscal e o Invoice serão enviados juntos para o cliente.

O pagamento dos produtos ou serviços prestados, podem ser feitos através de depósitos bancários, boletos.

Como o Invoice tem o objetivo de faturar os serviços ou produtos negociados no exterior, é necessário informar o código SWIFT/BIC para garantir o correto recebimento dos valores que serão pagos através de depósito ou transferências bancárias.

 

Com essas noções básicas esperamos que fique mais fácil fechar negócios no exterior e aumentar seu faturamento!! 😊

Leia mais...

Notas fiscais eletrônicas para profissionais da saúde: preencher, editar e cancelar


por Líder Serviços Contábeis em 17/09/2019

 

   Todos sabemos da obrigatoriedade e da importância da entrega de notas fiscais como comprovação da execução de serviços prestados. Para os profissionais da área da saúde não é diferente. Estar em dia com a Receita Federal, significa estar regular com suas atividades para que possa assim, justificar seus ganhos e o aumento patrimonial na pessoa física.

   Mas você sabe como emitir, editar ou cancelar uma nota fiscal?

   Caso não saiba ou tenha dúvidas sobre o tema, nós iremos compartilhar algumas noções básicas para te ajudar a entender melhor como funciona na prática. Para começar existem algumas peculiaridades dependendo da natureza do negócio, se é pessoa física ou jurídica. Há algumas diferenciações quanto a carga tributária e o processo de emissão. Na pessoa física o procedimento costuma ser mais simples que a pessoa jurídica, mas segue os pré-requisitos básicos para emissão de notas fiscais como qualquer empresa.

   Hoje grande parte das legislações municipais exigem emissão de notas fiscais eletrônicas. Para emitir notas fiscais manuais, consulte a prefeitura do seu município para se certificar da viabilidade.

   Em geral, deverá ser necessário seguir os seguintes passos:

 

EMISSÃO NF-E:

  • Ter inscrição municipal
  • Cadastro no sistema da prefeitura
  • Certificado digital (dependendo do município)

 

PREENCHIMENTO:

   Emitir nota pelo site da prefeitura ou pelo sistema que ela disponibiliza (todos são online).

   Dependendo do sistema será necessário o certificado digital, em outros casos basta a realização de um cadastro no site da prefeitura.

1º momento: EMISSÃO DE NOTA FISCAL NOVA

Preencher dados do tomador (que é quem irá receber a NF):

- Nome ou razão social;

- Endereço completo;

- E-mail;

2º momento: INCLUIR OS SERVIÇOS

*CAMPOS OBRIGATÓRIOS*

- Incluir atividade/serviço (CNAE)

- CTS (preencher campo conforme perfil tributário da empresa (SN ou LP)

- Valor unitário

- Quantidade

- Base cálculo (preenche automático);

- Alíquota (preenche automático);

- Totalização (preenche automático);

   OBS.: Existem sistemas que possuem campos próprios para informar as retenções, que podem variar de acordo com o tipo de atividade realizada.

 

   Abaixo mostraremos como funciona as retenções na emissão de notas entre pessoa jurídica/pessoa jurídica e pessoa física/pessoa jurídica:

PESSOA JURÍDICA -  MÉDICO PESSOA JURÍDICA

   Há retenção de impostos que poderão ser utilizados como uma compensação na apuração de imposto da pessoa jurídica. São recolhidos os impostos na fonte, através do CSRF (Contribuições Sociais Retida na Fonte). Ele é composto por PIS, COFINS, CSLL e IR.

 

MÉDICO PESSOA FÍSICA - PESSOA JURÍDICA

   Autônomo ou profissional liberal, retém apenas o INSS e IR na fonte.

   Obs.: Outro ponto importante na emissão de notas fiscais para os pacientes é informar os dados do responsável pelo pagamento da consulta e os dados do paciente, caso não seja a mesma pessoa.

   Ao final de todo o preenchimento – TRANSMITIR NOTA.

 

EDITAR:

   É possível editar as notas fiscais somente antes da transmissão da NF-e no sistema municipal. Deste modo é possível consultar a nota no portal emissor, selecionar e realizar as alterações necessárias.

Não poderá alterar nota após a transmissão.

 

O QUE É POSSÍVEL FAZER POSTERIOR A TRANSMISSÃO:

- Substituir: cancela a anterior automaticamente, valida a nova.

- Clonar: quando todo mês for transmitida uma mesma nota é possível copiar e alterar os dados (como data ou valor por exemplo) e transmitir uma nova nota.

 

CANCELAMENTO:

- Consultar nota no sistema da prefeitura;

Os prazos de cancelamentos, assim como as regras de emissão, podem variar de acordo com a exigência municipal.

- Cancelamentos dentro da competência (mês)

- Cancelamentos dentro de 1 semana (7 dias)

*pode variar de acordo com cada município

   Se perder o prazo de cancelamento, o profissional deverá entrar com processo junto ao município e verificar os documentos necessários. 

Leia mais...

Saques do FGTS estão liberados!


por Líder Serviços Contábeis em 12/08/2019

O governo federal comunicou a liberação do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço). Foram liberados RS 40 Bilhões, com início para saques em setembro/2019 e fim em março de 2020.
.
💡Como funcionará o saque do FGTS?
.
✔ Serão liberados RS 500,00 por conta.
.
✔ O saque poderá ser feito no mês de aniversário, entre setembro/19 e março/20. ( Haverá um cronograma para retirada dos que não tiverem o aniversário neste período).
.
✔ A caixa divulgará o calendário no dia 05 de agosto de 2019
.
✔ A liberação da grana será para todos os assalariados, sendo porém, opcional a retirada.
.
✔ É necessário levar o nº do NIS/PIS ou CPF
.
💡Locais para saque: Poderão ser feitas na Caixa, lotéricas e também nos correspondentes Caixa Aqui.

Leia mais...